quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

13 comentários:

  1. nascido em atenas em 470 a.c., Filho de um escultor e de uma parteira foi soldado entre outros, por ultimo filosofo, ele não deixou nada escrito, pra ver registros tem que ler textos de outros filósofos e de platão, ele acreditava que todos já nascem com conhecimento, e teria que fazer o parto do conhecimento, ele tambem dizia que a razão traz a verdade á luz,
    A tese é uma afirmação, e a antitese é uma oposição, ele afimava: só sei que nada sei!
    Ele tambem afirmava que o homem mais sábio de todos era ele
    Sábio era o homem que consegue perceber seus limites e imperfeições
    Sócratis era acusado por dois crimes:comrroper os jovens por suas ideias subversivas e negar a existencia dos deuses adenientes
    ele não queria abrir mão de suas ideias ai ele acabou tomando um veneno e morreu

    De:Ayrton Pontes De Araújo
    1ºAno ''d'' do visão 2011

    ResponderExcluir
  2. Luiza Siqueira - primeiro ano 'A'
    Sócrates foi muito importante para a antropologia filosófica, pois, ele por exemplo crio a preocupação antropologica que é a preocupação com o amor, com a ética. Socrates também dizia que o homem mais sabio era aquele que dizia que não sabe de nada, e aquele que dizia que sabia era o mais ignorante, e tambem tia a ironia de sócrates, que ele fazia a pessoa assumir sua própia ignorância.

    ResponderExcluir
  3. Carlos Pantoja Filho23 de abril de 2011 às 11:26

    Impressionante as contribuições de Sócrates não somente para o pensamento filosófico moderno, como também para a literatura, uma vez que através de seu pensamento surgiu a noção de tese, antítese e síntese. Modelo de justiça, humildade e firmeza de caráter, tendo se recusado a rechaçar suas ideias perante as classes poderosas da Grécia Antiga

    Carlos Pantoja Filho
    1º ano A do Colégio Boa Viagem

    ResponderExcluir
  4. Maria Victória Rodrigues 1º Ano 'D'_Colégio Visão24 de abril de 2011 às 12:38

    Sócrates, um grande filósofo que nasceu em Atenas, era muito conhecido pelos seus ensinamentos filosóficos que estava disponível a qualquer pessoa tanto ela pobre ou rica. Ele afirmava uma frase em que dizia "SÓ SEI QUE NADA SEI", pois a pessoa que se dizia que 'sabe que sabe' era uma pessoa ignorante, e que acabava não sabendo de nada. Sócrates também conversava com as pessoas com certa ironia que fazia com que elas assumissem sua própria ignorância para não constrange-las. Sócrates revelou o segredo da sabedoria, e assim angustiado tomou um veneno e morreu.

    ResponderExcluir
  5. samily de lima- 1°D colégio visão disse:

    Sócrates, nasceu em Atena no ano 470 a.c, em plena glória Democrática, filho de um escutor e de uma parteira.Durante sua maturidade Sócrates resolveu ser um filosofo, na missão de ajudar as pessoas a descubrir,nelas mesmas o conhecimento que as conduziria à virtude,sem cobrar dinheiro algum,aberto a quem quiser ouvi-lo,ricos ou pobres.A pergunta essêncial de Sócrates era'O QUE É A ESSÊNCIA DO HOMEM?' e ele respondia"O HOMEM É A SUA ALMA,ALMA COMO RAZÃO, O EU CONCIENTE, A CONCIÊNCIA INTELECTUAL".
    ELE dizia que como sua mãe ajudava a trazer a luz a vida, o filosofo ajuda a trazer a luz a verdade, basta usar a razão.Para Sócrates as pessoas que pensava que sabia de tudo,na verdade não sabia de nada;seu lema mais usado é"SO SEI O QUE,NADA SEI", afirmava ele; 'QUANTO MAIS SABE QUE NÃO SABE, MAIS SÁBIO É O HOMEM.
    Sábio é um homem incapaz de perceber seus limites e imperfeições,compriender as ilusões das aparencias,a efinilidade das paixões e com a razão controlar-se,so assim conseguirá depurar seu coração e sua alma e agir com justiça e retidão...
    26 de abril de 2011 22:18

    ResponderExcluir
  6. Diferente dos filósofos pré-socraticos, Socrates se preocupava com o homem e sua essência. Ele ia até as pessoas e lhes fazia uma pergunta como se não soubesse do assunto, depois que elas lhe davam suas opniões, ele utilizava sua ironia confundindo totalmente seus locutores que viam que o que elas pensavam era totalmente incoerente. Socrátes afirmava que a única coisa que ele sabia é que não sabia de coisa alguma. E ainda dizia que os mais tolos eram aqueles que achavam que sabiam alguma coisa mas não sabiam de nada. Justo ele que dizia que não sabia de coisa alguma, foi considerado o homem mais sábio. Logo, ele percebeu o que a palavra sábio significava. Sábio é o homem que percebe seus erros e limitações e que usa da razão. Ele foi condenado injustamente à morte, porém ele prefiriu morrer a renunciar suas ideias.

    Inana Maria Sabino Fernandes da Silva 1°ano D
    Colégio Visão

    ResponderExcluir
  7. Nascido em Atenas, filho de um escultor e de uma paterteira, Socrates quando virou filosófo ficou como um pregador com a missão de ajudar as pessoas e saber o quanto de conhecimento que abrage em cada individuo, ele sempre perguntava ''Qual a essencia do homem'' e ele mesmo respondia O homem é sua alma como razão oque diferencia o homem dos outos animais.
    Sócrates nao deixou nem um escrito e coube a outros militares, filosofos como Plantão um de seus disipulos escrever em seus livros.
    Ele acreditava como a parteira dava luz a vida, o filosofo dava luz a verdade.
    Sócrates sempre dizia ''Só sei que nada sei'' e em um texto afirma que o homem mais sabio de todos era ele mesmo Sócrates.
    Ele morre por envenenamento pois diziam que cometia dois crimes um era de negar os deuses do Olímpo.

    1º D Willy Gabriel Noval Soares Vilela

    ResponderExcluir
  8. Samily de Lima, diz:
    Sócrates nasceu em Atena no ano 470 a.c em plena glória Democrática, filho de um escutor e uma parteira. Durante sua maturidade Sócrates resolveu ser um filosofo, na missão de ajudar as pessoas,a descubrir nelas mesmas o conhecimento que as conduziria à virtude, sem cobrar dinheiro algum, aberto a quem quiser ouvi-lo, ricos ou pobres. A pergunta essêncial de Sócrates era,'O QUE É A ESSÊNCIA DO HOMEM?', e ele respondia que'O HOMEM É A SUA ALMA, ALMA COMO RAZÃO, O EU CONCIENTE, A CONCIÊNCIA INTELECTUAL'.
    Ele dizia que como sua mãe ajudava a trazer a luz a vida, o filosofo ajuda a trazer a luz a verdade, basta usar a razão. Para Sócrates as pessoas que pensava que sabia de tudo, na verdade ela não sabia de nada; seu lema mais usado na época era"SÓ SEI QUE NADA SEI", afirmava ele.
    "QUANTO MAIS SABE QUE NÃO SABE, MAIS SÁBIO É O HOMEM".
    Sábio é um homem incapaz de perceber seus limites e imperfeiçõe, compriender as ilusões das aparencias, a infinilidade das paixões e com a razão controlar-se, só assim conseguirá depurar seu coração e sua alma e agir com justiça e retidão.
    26 de abril de 2011 21:59

    ResponderExcluir
  9. LUIS FELIPE JORDÃO - 1o Ano A, Colégio Boa Viagem.

    Sócrates teve gerou grandes contribuições para a filosofia em geral.
    -
    A filosofia pré-Socrista tentava explicar a Natureza, enquanto a pós-Socrista tentava explicar o homem e sua essencia.
    Quando perguntado sobre a essência do homem sobrates afirmava que era a sua Alma = Razão = Eu conciente = Conciencia = Intelectual e Moral.
    -
    Socrates afirmava que o pensamento filosófico era devidido em três etapas:
    A Tese: Que é a firmação
    A Antítese: Uma oposição a essa afirmação
    E no embate entre tese e antítese surge a Síntese
    Sintese:Resultado do Raciocínio. Prevalência do intelectual sobre a opinião.
    -
    Ele afirmava também que só existia uma maneira de conhecer a verdade, que era conhecendo a si mesmo, e só qum conheçe a si mesmosabe que não sabe de nada
    Quando mais o homem sabe que não sabe, mais sábio ele é. E os que pensam que sabem e não sabem que não sabem são os tolos
    -
    Para Sócrates, sábio é o homem que consegue compreender os seus limites, imperfeições, as ilusões, a infidelidade, e com a razão controlar-se. Só assim poderia agir com justiça.
    -
    Sócrates foi acusado por crimes de comrroper os jovens por suas ideias subversivas e negar a existencia dos deuses adenientes. Foi condenado e mesmo assim morreu con dignidade e filosofando.

    ResponderExcluir
  10. Sócrates nascido em Atenas foi um dos mais importantes ícones da filosofia. Ele não valorizava os prazeres dos sentidos, mas vangloriava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Seus ensinamentos buscavam chegar ao entendimento de conceitos como a justiça, o amor e a virtude, procurando definições gerais para essas idéias. Com sua teoria, uma pessoa que sabe de algo errado, não agiria apesar de saber que sua ação não seria correta. Ele também acreditava que virtude é igual ao conhecimento, então virtude pode ser ensinada. Uma de suas frases mais conhecida e importante é: "Só sei que nada sei". Para Sócrates, deveria abandonar-se o senso comum, e abandonando esse senso você iria começar a se questionar.. Esse princípio de conhecimento é na verdade essa consciência do não saber e com isso lhe trará novas idéias. Sócrates foi acusado de impiedade e de corrupção da juventude e foi condenado à morte por envenenamento.

    ResponderExcluir
  11. Sócrates nasceu em Atenas em 407 antes de CRISTO, ele se dedicava ao parto das ideias,dizia que o que nos diferencia dos outros seres é a nossa consciência intelectual e moral,dizia tambem ouvir a voz deus mas foi morto após ter sido acusado de negar a existência dos deuses.Seus pensamentos e críticas deixaram marcas que hoje influenciam na filosofia ocidental.

    ResponderExcluir
  12. O ultimo comentário postado foi o meu(Brenna Christiane do primeiro ano "D".)

    ResponderExcluir
  13. Olá professor aqui é Brenna christiane do primeiro ano D eu já enviei o comentario sobre o video de Sócrates!!!

    ResponderExcluir